A Agroflorestal Paequerê possui uma administração familiar há mais de um século. Está situada no Município de Capão Alto – SC e faz divisa com o estado Rio Grande do Sul pelo Rio Pelotas.
No início, como era chamada antigamente, a Invernada do Paequerê fazia parte da fazenda dos Gateados, a qual teve origem com a passagem dos tropeiros pela região de Lages. Mais tarde, foi dividida em três partes: Gateados, Guamirim e Paequerê.
A partir da década de 40, até meados da década de 70, a principal atividade econômica do município de Capão Alto foi à extração de madeira nativa por descendentes de italianos e alemães, com incentivo do governo. Em pouco tempo dezenas de madeireiras foram abertas no interior do município e uma delas na Invernada do Paequerê.
Com o fim da colheita de madeira nativa, iniciou na década de 80, o plantio de Pinus na região, que é considerada propícia para a prática, devido ao solo ácido e rochoso.
A Invernada do Paequerê, que era conhecida como Vila Madeireira, começou o plantio de Pinus na mesma década. Nos anos 90, se iniciou a produção voltada especificamente para o plantio e colheita de Pinus.
Atualmente, a empresa investe em uma gestão integrada visando o desenvolvimento sustentado, atuando no comércio de toras de Pinus spp. que são destinadas a empresas de laminados, chapas de partículas, serrarias, cabos de vassoura, celulose, entre outros.
A organização também trabalha com espécies plantadas como Araucaria angustifolia, Cunninghamia lanceolata, Cryptomeria japonica, Cupressus lusitanica, Eucalyptus dunnii, Eucalyptus benthamii, Pinus hondurensis e Pinus patula, formando reserva de mercado e aumentando a diversidade de produtos da empresa.
A Araucaria angustifolia é uma espécie nativa com grande potencial silvicultura (formato do fuste e qualidade da madeira), a Cunninghamia lanceolata, Cryptomeria japonica e Cupressus lusitanica são espécies exóticas de coníferas que assim como o Pinus taeda, Pinus hondurensis, Pinus patula, Eucalyptus dunnii e Eucalyptus benthamii adaptam-se bem a condição regional de clima frio e solos rasos.
Essas oito espécies diversificam a base genética da empresa permitindo maior biossegurança.
Apesar do Empreendimento Florestal diversificar o plantio de espécies, o foco principal se mantém na produção de toras de Pinus taeda, o que é comum na região serrana de SC.
No restaurante Cansian Zambam, na cidade de Lages/SC, encontra-se um quadro que mostra um registro da Madeireira Madezorzi, que se localizava na Invernada do Paequerê, onde produziu-se a madeira serrada que deu origem a estrutura do restaurante. A Agroflorestal Paequerê ainda conta com colaboradores que moraram na vila Madeireira e projetos com o nome de MDZ, onde estava a madeireira e atualmente são plantios de Pinus.